Lex Luthor


O Lex Luthor daquele mundo era um cientista bondoso que criou a Matriz, uma versão da Supergirl criada a partir do DNA de Lana Lang daquele mundo junto a uma substância chamada protomatéria. Esta Lana havia morrido devido a destruição provocada por 3 criminosos kryptonianos que Luthor ingenuamente libertou da Zona Fantasma (o nível de poder dos Kryptonianos era Pré-Crise). Como ninguém tinha os poderes necessários para detê-los, o Lex Luthor daquele mundo, um nobre cientista, criou uma forma de vida de protomatéria, A Matriz, usando o material genético de Lana Lang, na esperança de criar um ser capaz de deter os três criminosos.

Lex Luthor
Lex luthor.jpg

Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoAction Comics #23 (Abril de 1940)
Criado porJerry Siegel
Joe Shuster
Nome completoAlexander Joseph Luthor
AfiliaçõesLexCorp;
Gangue da Injustiça;
Sexteto Secreto;
Sociedade Secreta dos Super-vilões.
OcupaçãoCientista e empresário
ParentescoLionel Luthor (pai)1
Lena Luthor (irmã falecida)2
InimigosSuperman
Situação presenteAtivo
HabilidadesGênio com alto nível de inteligência;
Utiliza uma armadura que lhe dá incríveis poderes tecnológicos.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Lex Luthor ou Alexander Joseph Luthor é um personagem fictício de histórias em quadrinhos da DC Comics3 .
Ele é o arqui-inimigo do Superman. Foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1940, mas desde sua estréia teve sua origem e características reescritas várias vezes. A versão atual e provavelmente definitiva foi escrita por Mark Waid. Criado inicialmente como um garoto-problema natural da mesma cidade onde o Superman foi criado, Smallville, Lex rapidamente roubaria o cargo de maior inimigo do herói, que até então pertencia ao Ultra-Humanóide, personagem criado em 1939.

Era de Ouro (Terra 2)[editar]

Em sua primeira história e durante todo o ano de 1940 Luthor foi desenhado com cabelo ruivo. Mas em 1941 um desenhista por engano o retratou completamente careca. Joe Shuster entretanto gostou da nova aparência e adotou-a como padrão. Quando estabeleceu-se o Multiverso da DC Comics(antecedente à Crise nas Infinitas Terras) o Luthor ruivo foi explicado como sendo a contraparte do personagem na chamada Terra 2. Durante a Era de Ouro Luthor não era representado como sendo um empresário, mas sim um cientista louco sempre planejando assumir o controle do globo. Ele rapidamente se tornou o arqui-inimigo do Superman, superando rivais mais antigos como o Ultra-Humanóide. Na época era chamado apenas de Luthor, nenhum primeiro nome era citado a princípio, mas em histórias posteriores foi chamado de Alexei Luthor.

Era de Prata (Terra 1)[editar]

Em 1960, já na Era de Prata, a origem e o primeiro nome de Luthor foram revelados na revista Adventure Comics nº 271. Sua família havia mudado para Pequenópolis (Smallville, dependendo da editora e versão) quando Lex era um adolescente, e ele tornou-se um grande admirador do Superboy. Ele já possuía algum talento científico e o usou para ajudar o herói. Em gratidão por esse apoio, o Superboy montou um laboratório para Lex. O garoto começou a trabalhar em dois projetos usando seus novos equipamentos: uma forma de vida artificial e um meio de tornar o Superboy imune a Kryptonita. Um imprevisto durante as experiências provocou um incêndio no laboratório e o jovem Clark Kent usou seu super-sopro para apagar as chamas, ignorante das consequências que isso traria. A força do sopro derrubou produtos químicos em Luthor (a causa de sua calvície) e destruiu ambos os projetos. Lex julgou essa atitude proposital, fruto de inveja que o herói nutriria em relação a seu grande intelecto. Ele jurou então mostrar sua superioridade ao mundo matando-o.
Lex tem uma irmã chamada Lena. Envergonhada da carreira criminosa de seu irmão, ela mudou-se de Metropólis e trocou seu sobrenome para "Thorul" (um anagrama de Luthor).

Lexor[editar]

Durante a década de 1970 surgiu nas páginas da revista Actions Comics um planeta no qual Luthor era aclamado como um salvador. Ele ajudou os habitantes desse mundo a reconstruir sua civilização e eles o homenagearam rebatizando sua terra como Lexor. Uma vez reconstruído o planeta, Lex o usou como base para lançar várias ofensivas contra o Super-Homem. Foi durante esse período que surgiu a armadura robótica verde e roxa que Luthor veio a usar em várias ocasiões desde então. Um dos planos do vilão acabou resultando na destruição do planeta Lexor, matando todos os habitantes incluindo a nativa com quem Luthor se casara. Apesar de entristecido pela destruição de Lexor, Luthor jamais sentiu remorso, considerando a responsabilidade pelo cataclismo exclusiva do Superman.

Terra alternativa[editar]

Terra 3[editar]

Nesse mundo paralelo, ele é Alexander Luthor, o único herói e cientista de uma dimensão conhecida como Terra 3, uma Terra dominada pelo Sindicato do Crime da América. Ele é casado com a versão da Terra 3 de Lois Lane. Durante a Crise, seu planeta foi um dos primeiros a serem destruídos pela onda de Antimatéria liberada pelo Anti-Monitor, antes de morrer, ele envia seu filho para outro planeta para que outros possam acolhê-lo, numa seqüencia parecida com o envio de Kal-El por Jor-El.

Universo de Antimatéria[editar]

Em JLA: Earth 2 (2001) foi descoberto que havia uma dimensão parecida com a Terra 3 seu nome é Universo de Antimatéria de Qward e lá Alexander Luthor não é casado com a versão de Lois Lane local pois essa Lois Lane é a vilã conhecida como Super-Mulher que é membro do grupo conhecido como Sindicato do Crime da Amérika e ele não está sozinho porque existe uma grupo de heróis chamadoJustiça Subterrânea, contraparte de antimatéria da Sociedade Secreta dos Supervilões.

Mundo Compacto[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário