Clark Kent | |
---|---|
Clark Kent desenhado por John Byrne na capa da revista TIME | |
Dados da publicação | |
Publicado por | DC Comics |
Primeira aparição | (1 Junho de 1938) |
Criado por | Jerry Siegel Joe Shuster |
Nome completo | Clark Joseph Kent |
Espécie | Kryptoniano |
Terra natal | Krypton |
Afiliações | Planeta Diário |
Ocupação | Repórter |
Base de operações | Metrópolis |
Parentesco | Lois Lane (esposa) Jor-El (pai biológico) Lara (mãe biológica) Jonathan Kent (pai adotivo) Martha Kent (mãe adotiva) Kara Zor-El/Linda Lee (prima biológica) Zor-El (tio biológico) Alura (tia biológica) Conner Kent/Kon-El (clone parcial/irmão) Christopher Kent/Lor-Zod (filho adotivo) |
Situação presente | Ativo |
Codinomes conhecidos | Kal-El (nome kryptoniano) Superboy Superman Asa Noturna Jordan Elliot Homem-de-Aço Homem do Amanhã O Último filho de Krypton Supernova Superman Prime |
Habilidades | Superforça, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração. |
Era de Ouro[editar]
Este personagem também conhecido como Superman 1 ou Superman da Terra 2 (também chamada de Terra Paralela), teoricamente apareceu pela primeira vez na Action Comics #1, de 1938, e é, para muitos, o real Superman. Notoriamente, o conceito de Terra 2 não era utilizado naquele tempo. Durante os anos 1950, ocorreu de escritores lançarem novas versões dos heróis mais populares da Era de Ouro, que nos anos 1950 estavam na obscuridade. Deste movimento, o Lanterna Verde não era mais Alan Scott, mas Hal Jordan, e The Flash não era mais Jay Garrick, mas Barry Allen. Assim foi também com outros heróis. Então, um belo dia, o escritor Julius Schwartz apresenta uma história em que o Flash Barry Allen encontrava o Flash Jay Garrick, mas este morava em outra dimensão. Então notoriamente, também outros heróis antigos, como o Átomo original e o Lanterna Verde Alan Scott habitavam esta outra dimensão, que foi batizada de Terra 2. Nossa própria Terra foi chamada de Terra 1, onde habitam a Liga da Justiça. Já que o Superman havia tido muitas histórias nos anos 1940, se resolveu admitir, em Justice League of America 73 (anos 1970), que havia uma duplicata dele na Terra 2, pois nada nas histórias da Era de Ouro implicavam dele ter viajado da Terra 1 para a Terra 2 a fim de ter tido tais aventuras.
Origem[editar]
Na história original da Era de Ouro, como também em Origens Secretas, o notável cientista Jor-L (alterado posteriormente para Jor-El) descobriu que seu planeta, Krypton, está prestes a explodir, e tenta inutilmente convencer os outros kryptonianos a se salvarem. Entretanto, ele planeja construir uma espaçonave para salvar seu filho, Kal-L (posteriormente seria chamado Kal-El). A nave é lançada e o planeta explode, com Kal-L chegando a Terra na época da Primeira Guerra Mundial, tendo a sua aterragem sido assistida por um casal de fazendeiros que passava de carro, John e Mary Kent. O casal deixa a criança num orfanato, mas logo retorna para adotar a criança, chamando-a de Clark.
Clark cresce com uma infância simples na fazenda da família Kent, em Smallville, Kansas, aos poucos descobrindo que possui vários superpoderes, mas sem saber de sua origem Kryptoniana. Após a morte de seu pai, Clark decide usar seus poderes para benefício da humanidade, usando um uniforme feito por sua mãe e se mudando para Metropolis. Tenta emprego no Estrela Diária (contraparte doPlaneta Diário na Terra 2), mas depois deste lhe ter sido negado, decide provar suas habilidades como repórter, cobrindo a história de Evelyn Curry que tinha sido condenada à morte por um assassinato. Kent descobriu que esta mulher era inocente, tendo Superman descoberto o verdadeiro culpado, logo salvando a vida de Evelyn; isto lhe deu fama nacional como Superman e ao entregar a história foi aceito como repórter no Estrela Diária. Os poderes do Superman aumentaram durante a década de 1940 em relação a suas primeiras aparições, incluindo grandes incrementos na sua super força e ganhando a habilidade de voar no começo, Superman podia dar apenas grandes saltos. Em Superman (volume 1) #61, (1949) Superman finalmente descobre a existência de Krypton.
Durante os anos 1940, Superman tornou-se membro honorário da Sociedade da Justiça, embora tenha participado apenas duas vezes nas histórias da Era de Ouro original (All-Star Comics #8 e #36).
Clark Kent casou-se com Lois Lane (da Terra 2), a qual, durante a lua-de-mel, suspeitou que Clark Kent era Superman. Para o confirmar tentou cortar o seu cabelo. Quando a tesoura se partiu deu-se conta da verdadeira identidade de Clark.
Clark Kent tornou-se editor-chefe do Estrela Diária ganhando o posto de George Taylor da Terra 2. (Aqui há algumas divergências, pois ainda na Era de Ouro, Perry White havia aparecido nas histórias).
Destino[editar]
Durante a Crise nas Terras Infinitas, o Superman da Terra 2 se converteu em um dos protagonistas, no objetivo de evitar que Anti-Monitor destruísse o Multiverso, ele e muitos outros heróis viajaram ao início do tempo, ali a batalha provocou uma mudança na continuidade espaço-tempo-dimensional do Universo e em vez de um multiverso só existiu um Universo, toda a história do Superman original nunca ocorreu neste novo Universo e a única razão pela qual ele sobreviveu foi porque ele se encontrava no início do tempo quando a mudança ocorreu. Durante a batalha final contra Anti-Monitor, Superman ficou noUniverso de Antimatéria de Qward para assegurar que este vilão morrera, aí, Alexander Luthor Jr., único sobrevivente de Terra 3, revelou que havia salvo a vida de Lois Lane da Terra 2, e sabendo que nunca poderiam regressar ao Universo Normal os 3, junto ao Superboy da Terra Prime, se transportaram a outra dimensão onde poderiam passar tranqüilamente o resto da eternidade. Na série Crise Infinita foi estabelecido que este Superman foi o Superboy e mais a frente ele foi assassinado pelo Superboy Primordial1 no último episódio.
Era de Prata[editar]
Na versão dos anos 1960, Superboy nasceu em Krypton (na dimensão da Terra 1), sendo filho do cientista e líder Jor-El. Quando Kal-El tinha aproximadamente dois ou três anos, Jor-El descobriu que o planeta Krypton estava condenado a explodir, e chamou a atenção dos líderes de seu planeta, o Conselho da Ciência. Mas não acreditaram nele, e se negaram a advertir o perigo ao resto dos cidadãos de Krypton, proibindo-lhe de fazer o mesmo, para evitar que causasse pânico. Jor-El prometeu que nem ele nem sua esposa abandonariam Krypton, e decidiu usar o tempo que restava para salvar seu filho. Momentos antes da explosão do planeta, lançou Kal-El rumo a Terra, sabendo que a baixa gravidade da Terra, e seu Sol amarelo lhe dariam extraordinários poderes.
A nave de Kal-El aterrou num campo perto de Smallville, e foi descoberta por Jonathan e Martha Kent. Eles chamaram-no de Clark.
O bem que poderia realizar com seus poderes, e começou a treinar para usá-los com sabedoria. Aos oito anos adoptava a identidade de Superboy para combater o crime. Com esta identidade, foi membro fundador da Legião de Super-Heróis.2
Nesta época também começou sua inimizade com Lex Luthor, que nesta versão também morava em Smallville. Em algum ponto de tempo, Superboy viajou no tempo e dimensão para a Terra 2 e ajudou o adolescente Kal-L a lidar com seus poderes. Depois do colegial, Clark mudou-se para Metrópolis para estudar na faculdade. Durante estes anos mudou o nome do super-herói para Superman. Depois da graduação como jornalista é contratado para repórter do Planeta Diário. Lex Luthor, agora um cientista maligno adulto, o continuava a atazanar.
Esta, com certeza, foi a encarnação mais poderosa de Superman. Ele podia levantar montanhas, e algumas vezes até empurrar planetas. Podia viajar no tempo e outras dimensões. Alguns escritores até mesmo afirmavam que sua força era infinita, ao menos nos anos 1960.
Em 1971, a Galaxy Broadcasting System e o seu presidente, Morgan Edge, compraram o Planeta Diário, com Edge em seguida nomeando Clark Kent como chefe da estação de televisão de MetropolisWGBS-TV.
O Superman da Terra 1 tem apenas três fraquezas:
- Kryptonita. Seu sangue foi infectado pela alta carga negativa dos íons do núcleo de Krypton, que foi exatamente a radiação responsável pela destruição do planeta. Os fragmentos radioactivos do planeta, composto pelo mineral chamado kryptonita, foram lançados ao espaço pela explosão. Geralmente, aparece sob a forma de cristal verde, mas existem também variedades de outras cores, que tem propriedades diferentes.
- O sol vermelho o faz ficar sem poderes.
- Seus poderes não funcionam contra magia (ele não pode usar visão raio-X para ver através dum muro feito com magia, nem sua invulnerabilidade funciona contra os raios de um mago).
Esta versão do Superman foi retirada em 1986 depois da alteração da continuidade causada pela mini-série Crise nas Terras Infinitas.
Superboy, na nova reformulação da DC Comics, Superboy (da Terra 1) era na verdade o Superman da Terra Paralela.
Era moderna[editar]
Filho de Jor-El e de Lara, Kal-El é o último sobrevivente do planeta Krypton. Ao perceber que o planeta seria destruído, Jor-El colocou seu filho em uma nave que seguiria em direção à Terra. Eles, os pais biológicos, foram proibidos de sair do planeta pelos membros do Conselho Kryptoniano que julgavam infundadas as previsões de Jor-El. A nave caiu na cidade de Smallville (Pequenópolis, na versão brasileira da história em quadrinhos) e o bebê foi adotado por Jonathan e Martha Kent e criado com o nome de Clark Kent.
Ao atingir a idade adulta, Clark mudou-se para Metrópolis, onde passou a trabalhar como repórter no Planeta Diário, um grande jornal metropolitano, e iniciou um relacionamento com sua companheira de trabalho, Lois Lane. Para combater o crime e preservar sua vida civil, ele adotou o nome Superman, usando um uniforme azul e vermelho com um símbolo S estilizado.
A Morte de Superman[editar]
Anos depois de sua chegada em Metrópolis e ter enfrentado inimigos como Metallo, Toyman e, claro, Lex Luthor, uma ameaça maior e um inimigo mais poderoso estava por vir.
Um alienígena monstruoso apelidado por Gladiador Dourado como Apocalipse surge em Ohio e inicia uma onda de destruição até Metrópolis. No meio do caminho, membros da Liga da Justiça como o Gladiador, Guy Gardner, Maxima e Ted Kord tentam enfrentar o monstro mas são derrotados e até gravemente feridos.Superman entra na briga e o persegue até Metrópolis onde uma batalha épica acontece e, que resulta na morte de ambos.
Enquanto que Superman está morto, Clark Kent é considerado como estando entre os vários desaparecidos depois do ataque de Apocalipse ou morto mesmo.
O herói é enterrado em Metrópolis com o mundo inteiro acompanhando o evento. Lois, Lana e os Kent decidem manter o segredo de Clark era o Superman. Enquanto isso, o Cadmus rouba o corpo do Homem de Aço mas ele é recuperado por Supergirl, que o deixa sob os cuidados de Lex.
Quando Jonathan Kent sofre um ataque do coração fatal, ele passa por uma experiência de quase-morte em que ao estar no Além, ele encontra Clark. Nisso ele o convence a tentar voltar para o mundo dos vivos. Ao acordar ele diz a Lois e Martha que Superman voltou.
Superman Retorna[editar]
Depois da aparição de Superciborgue, Superboy, Aço e do Erradicador, Superman de fato retorna dos mortos. O que aconteceu foi que o Erradicador havia roubado o corpo de Superman para tentar usar o corpo como um hospedeiro. Mas ao sentir a alma de Clark, ele fez um novo corpo para si mesmo se assemelhando à Kal-El enquanto que ele havia deixado o corpo do veradeiro em uma matriz de regeneração bombardeada pela luz solar. Como ele não podia absorver os raios solares igual ao Superman, então ele usou o corpo de Clark para poder absorver os raios solares. Dessa maneira Superman foi aos poucos voltando a vida.
Ao estar completamente revivido na Fortaleza da Solidão, Superman ainda não está com os seus poderes totalmente regenerados e ainda por cima está fraco, ele então usa uma armadura kryptoniana para chegar até Metrópolis. Ao chegar lá, Lex Luthor II, Lois e outro ficam chocados ao ver Superman ali e quando ele diz que é o veradeiro. Após isso, ele se junta a Supergirl, Superboy e Aço para deter o Superciborgue e Mongul. No entanto, os heróis são derrotados e, antes que Superman morresse de novo, Erradicador se sacrifica para salvá-lo e, assim, retaura os seus poderes.
Após eles terem conseguido salvar o mundo mais uma vez, Superman pensa em um jeito de voltar a ser Clark Kent. Para isso, com a ajuda de Supergirl, Clark é "encontrado em meio à uns escombros de um prédio destruído".
O Último Filho (2007)[editar]
Um jovem é visto a bordo de uma nave em Metrópolis. Embora o governo tenha trabalhado junto com Superman para descobrir de onde era o garorto, eles o movem de área sem o consentimento do Homem de Aço. Frustrado, Clark toma o garoto e o leva para Smallville. Lois e Clark decidem adotá-lo como Christopher Kent.
Quando General Zod, depois de anos preso na Zona Fantasma (graças a Jor-El), escapa, ele coloca Superman lá.
Após conseguir escapar, Superman derrota Zod. Este dica frustrado em saber que seu filho, Lor-Zod (que é na verdade Christopher) o rejeitou e prefere ficar com Kal e Lois. Embora Clark e Lois tenham criado Chistopher como filho deles, o próprio garoto se aprisiona na Zona para deter Zod caso ele tente conquistar o mundo de novo.
Brainiac (2008)[editar]
O Planeta Diário está tendo uma reunião com os novos empregados. Clark ouve um barulho com sua super-audição e, como Superman, investiga a respeito. Ele desocbre que na verdade se tratava de um andróide de Brainiac que havia sido enviado para localizar o herói. Ele derrota o andróide e com a ajuda de Supergirl, descobre que na verdade ele nunca havia enfrentado o veradeiro Brainiac, mas sim cópias do vilão.
Depois de procurar incansavelmente pelo vilão, Superman o encontra. Mas além disso, ele vê uma sala com milhares de cidades encolhidas, incluindo Kandor. Ao finalmente conhecer o verdadeiro Brainiac, ele revela que esteve coletando informações de todos os planetas que ele destruiu, e o próximo é a Terra.
O ataque começa a Terra começa e Supergirl tenta a todo custo deter os andróides. Superman é capturado. Mais tarde ele e Supergirl conseguem salvar as cidades que haviam sido encolhidas e fazê-las voltar ao tamanho normal. Após a batalha épica, Brainiac tem uma carta na manga. Por ter lido a mente de Superman ele descobriu a localização dos pais adotivos dele, ele manda um míssel que destrói a fazenda mas não fere ninguém. No entanto, Jonathan sofre um ataque cardíaco fatal e morre quando Clark chega.
Novo Krypton (2009-2010)[editar]
Após Kandor ter retornado ao seu tamanho normal, os moradores encontram um planeta vazio e lá fazem o Novo Krypton. Porém as coisas não darão muito certo já que Zod está de volta e General Sam Lane, o pai de Lois inicia um plano sinistro para acabar com Novo Krypton.
No decorrer da saga, Lex é contratado por Lane que dá a ele acesso a Apocalypse e a Brainiac. Juntos eles fazem Brainiac invadir Novo Krypton. Uma intensa batlha ocorre, mas os kandorianos vencem. Zod destrói Brainiac e declara guerra a Terra.
A Guerra dos Supermen (2010)[editar]
Zod reúne vários kandorianos para atacar a Terra, enquanto outros se juntam a Kal. Tem-se início a Batalha de Cem Minutos.
Lane e Luthor armam um último plano para acabar com os kryptonianos. Reactron, é capturado, apenas para se sacrificar explodindo Novo Krypto, assim destruindo o planeta e seus habitantes. Sobreviveram somente Kal, Kara, Zod, Ursa e Non. A batalha continua entre eles. Com a ajuda de Mon-El e do filho de Zod, o vilão e seus comparasas são presos na Zona Fantasma, junto com Mon-El e Lor-Zod.
General Lane comete suicídeo e Superman volta para a Terra.
Solo (2010-2011)[editar]
Após a Guerra de Cem Minutos, Superman é acusado de ter perdido sua humanidade, isso se deve principalmente por uma mulher ter lhe falado que enquanto ele estava fora, o marido dela estava doente morreu, e isso não teria acontecido se ele estivesse a Terra. Para recuperar o tempo que perdeu estando fora, Superman decide viajar pelos Estados Unidos de ajudar a todos.
Superman: Origem Secreta (2009-2010)[editar]
Devido aos eventos de Crise Infinita, o passado de Superman e de seu elenco é alterado. A minissérie que reconta a origem de Superman (aqui no Brasil na Revista Superman #90-95 publicada pela Panini Comics), Jor-El manda seu filho ainda bebê dentro de uma nave em direção a Terra. A nave cai na pequena cidade de Smallville, onde o bebê é achado pelo casal Jonathan e Martha Kent que o adotam como seu filho, Clark Kent. À medida em que ele vai crescendo, Clark desenvolve poderes extraoridinários.
Durante um jogo de futebol com o amigo Pete Ross, Clark acidentalmente quebra o braço de Pete. Ao vê-lo no dia seguinte na escola, Clark vê a fratura no braço de Pete e, assustado foge. Lana Lang, sua mais próxima amiga, encontra Clark e os dois conversam quando eles descobriram que Clark tinha poderes ao salvar ela de um triturador. Quando ele diz a ela que tem medo de tocar nas pessoas, ela o beija. No entanto, isso ativa sua visão de calor e ele acaba queimando o ginásio inteiro. Clark começa a questionar o que está acontecendo com ele. Jonathan conta para Clark como ele foi encontrado e, após isso, Clark descobre suas origens.
Enquanto ajudava Lana com os preparativos de uma festa, Clark conhece um jovem ruivo: Lex Luthor. Ele estava vendendo seus livros para conseguir comprar um passaporte para sair de Smallville. Um tornado surge e acaba sugando Lana, Clark rapidamente "entra" no tornado e voa em direção dela. Quando ela pergunta como ele voou, ele perde o controle e os dois caem no chão, como gratidão por ter-lhe salvo a vida de novo, Lana o beija.
Clark fica feliz por ter encontrado uma utilidade para os seus poderes, mas Martha acha que ele deveria usar algo se for usar os poderes em público. Nisso ela faz um uniforme (o uniforme azul e vermelho que conhecemos tão bem) para ele, com o qual ele não simpatiza de início. Como Superboy, Clark salva Lionel Luthor, o pai de Lex, de um acidente de carro.
Ao se encontrar com Lex, ele revela que quer construir algo em Metrópolis, Clark se oferece para ajudar mas Lex recusa a ajuda. Depois se encontra com Lana que tenta iniciar uma relação amorosa com Clark, mas ele diz a ela que só quer a amizade dela. Andando pela cidade, ele encontra três membros da Legião de Super-Heróis. Eles o levam para o futuro e depois o trazem de volta para o presente.
Alguns anos depois, Clark começa a viver em Metrópolis após ter se formado em jornalismo e é contratado pelo Planeta Diário. Ao subir de elevador no prédio, ele conhece Rudy Jones. Os dois conversam e Rudy tenta convencer a Clark a dar seu lanche para ele. Ao chegar no andar principal ele encontra Steve Lombardi, Ron Troupe, Cat Grant e Jimmy Olsen. Perry White apresenta Lois Lane para Clark e ela se ofrece para mostrar a cidade. Mas na verdade isso era um pretexto para ela invadir um armazém da LexCorp, onde ela descobre uma invenção de Lex, uma armadura formada de uma liga metálica chamada Metallo. Os seguranças a veem e ela foge mas despencando do prédio. Clark como Superman, a salva e ao perceber que todos viram ele, ele voa pensando que fora um erro ter se revelado para o mundo.
Todos na cidade começam a questionar quem é o misterioso homem voador, o que irrita Lex. Ele manda trazer Lois e Clark para questionar sobre o tal homem voador. Enquanto isso, Rudy acaba se transformando no Parasita e ataca os empregados da LexCorp. Superman o enfrenta e o derrota com sua visão de calor. A população fica com medo dele e Lex tenta convencê-los de que ele é uma ameaça. Superman voa e encontra Jimmy no telhado do Planeta Diário. Jimmy tira uma foto de Superman e a entrega para Perry. Ao sair a publicação, Lex se enfurece e declara guerra contra Perry.
Um fogo atinge um armazém do Planeta Diário, mas as pessoas ali são salvas por Superman. A opinião pública com relação a ele começa a mudar. Ao se encontrar com Lois e Jimmy, eles suspeitam de que somente uma pessoa pode estar por trás disso.
No Planeta Diário, Clark conhece o Sargento John Corben, que estava tentando convidar Lois para sair e intimidar Clark, no entanto, com uma mistura de bom humor e provocação, Clark convence John a deixar o local. Clark oferece pagar um lanche pra Lois e ela aceita. Os dois conversam sobre John e a respeito da mãe dela. Clark a conforta e Lois diz a ele que ele está dividido em dois homens: um homem atrapalhado e idiota e outro totalmente seguro de si.
Ao impedir um acidente como Superman, ele conhece o General Lane, pai de Lois, que pede uma entrevista com Superman. Superman explica que ele cresceu na Terra e que quer usar os seus poderes para o bem. Lane ordena a prisão de Superman, o herói tenta deixar o local mas é abordado por John, que agora está usando a armadura Metallo. Os dois se enfrentam, com John levando vantagem, mas isso não dura muito quando uma bala perdida atinge a kryptonita e causa uma explosão que quase mata John. Superman se esconde nos esgotos enquanto que Lane invade o Planeta Diário para saber mais a respeito de Superman.
Mais tarde os soldados encontram Superman e ele foge, mas dá de cara com um insano John Corben que acaba atacando os civis e até seus companheiros para chegar até o Homem de Aço. Lois tenta tirar Superman do local mas ele se recusa e enfrenta Metallo. Ele voa até o espaço levando Metallo consigo e, com a falta de oxigênio, Metallo desmaia. Sam Lane chega e ordena a prisão de Superman e até de sua própria filha, Lois, mas é pego de surpresa por uma mutidão que quer Superman livre. Superman consegue deter a mutidão dizendo que nem eles, nem Lane e seu exército, nem Lex e nem ele próprio são os salvadores de Metrópolis.
Após tudo aquilo, Superman encontra Lex e diz a ele que Metrópolis não pertence a ele, Lex então diz: "Você não nos possui.". Superman responde: "Esse é o meu lar.", e deixa o local.
Ele se encontra com Lois no topo do Planeta Diário e agradece a ela por fazer com que ele se sinta como humano. Lois pergunta: "Você é um homem ou um alienígena?", então a minissérie termina com ele respondendo: "Eu sou Superman".
Brainiac envia a nave para a Terra, entrentanto devido ao curto circuito ocorrido pelo contato com a atmosfera, a nave cai em Smallville. O casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent, que estavam tentando há anos ter um filho, encontram o pequeno Kal-El na nave. De início temerosos se deviam ou não levar a criança, levando em conta que ela poderia ser um alienígena, o casal resolve levar Kal-El para o seu lar e o adotam. Enquanto isso, o exército leva a nave.
Anos depois, já adolescente, o jovem Clark Kent começa a demonstrar alguns de seus poderes. No colégio, Clark tem amizade com Pete Ross, seu melhor amigo e com Lana Lang, que tem uma atração por Clark.
Certo dia, um tornado chega à cidade e "engole" Lana, Clark parte para o resgate salvando-a e revelando seus poderes para seus amigos. Em vista do que aconteceu, Jonathan e Martha decidem contar a Clark sua origem.
Alguns anos depois, Jonathan e Martha adoecem e morre. Sem seus pais, Clark recebe o apoio dos amigos, mas ainda assim se pergunta o que fará com seu futuro. Enquanto comia numa lanchonete junto com Pete, Clark diz a ele que pretende se mudar para Metrópolis e se tornar jornalista. Pete apoia a ideia e brinca dizendo que Clark deveria se tornar um super herói. Porém o que era brincadeira ecoou na mente de Clark. Ele pensou e decidiu que faria isso. Dias depois ele se despede de Pete e Lana e pega o trem para Metrópolis.
O Jovem Superman[editar]
Clark se torna Superman antes de desenvolver seus poderes por completo, já que ele ainda não sabe voar. Seu uniforme é uma camiseta com o famoso S, calça jeans e uma pequena capa. Antes de trablhar no Planeta Diário, ele trabalha na empresa rival Estrela Diária. Apesar de ter o apoio da população, as autoridades o veem como uma ameaça.
Para deter o Superman, o general Sam Lane, pai de Lois Lane, contrata Lex Luthor e John Henry Irons para produzirem armas que possam combater o kryptoniano. Irons desenvolve uma armadura que é usada por John Corben.
Ao cair em uma armadilha, Superman é levado para o laboratório de Lex, onde ele realiza diversos testes no jovem de aço. Após escapar, Superman vê que a população não o aceita e decide deixar de ser o Superman. Entretanto, Brainiac, que se tornou um andróide colecionador de mundos, toma controle da armadura de Corben, tranformando-o em Metallo e invade a Terra com o intuito de preservar alguns elementos e depois destruir o planeta no final da coleta. Superman ressurge, porém não consegue impedir Brainiac de encolher metade de Metrópolis.
Enuquanto tentava arranjar uma maneira de resgatar a cidade, Superman é atacado pelos Homens K, que são pessoas que tiveram poderes orginados da kryptonita. Depois de enfrentá-los e ficar cara a cara com Brainiac, Superman encontra uma armadura kryptoniana e decide vestí-la. Em um momento de desespero onde a Terra estava prestes a ser destruída e ele prestes a ser morto pela exposição à kryptonita, Superman consegue escapar e consegue voar, derrotando Brainiac e salvando a Terra.
Após isso, Metrópolis finalmente o aceita.
Conhecendo Outros Heróis[editar]
Os primeiros com quem Superman interage são Batman e Lanterna Verde, porém o encontro vira uma briga entre o Superman contra Batman e o Lanterna, já que ele acreditava que os dois estavam por trás de um artefato vindo de Apokolips. Durante a batalha, Flash chega para auxiliar Batman e Lanterna Verde. Quando a briga se encerra, a Terra começa a ser invadida por alienígenas, assim o quarteto decide se unir.
Mais tarde eles se reúnem com Mulher Maravilha, Aquaman e Ciborgue. Os sete juntos descobrem que o responsável pela invasão era Darkseid. Superman o enfrenta, mas é derrotado e levado.
Enquanto os heróis tentam derrotar Darkseid, Batman invade a nave do tirano e consegue libertar o Superman. Reunidos de novo, eles conseguem salvar a Terra e dão origem à Liga da Justiça.
Cinco Anos Depois[editar]
Agora com 27 anos de idade, Superman está mais maduro e as pessoa o aceitam. Como Clark Kent, ele trabalha no Planeta Diário. Entretanto Clark está fechado e isolado dos seus amgios. No trabalho ele conhece Heather Kelly, uma apresentadora da divisão de televisão do Planeta Diário, que demonstra sentir uma atração por ele.
Em Metrópolis a calmaria acaba quando surge três novos alinégenas: um que tem o corpo em chamas que estava usando um mendigo como hospedeiro, o outro que é um monstro forte e verde que Superman não pode ver e que estava usando um segurança como hospedeiro e uma alienígena de gelo que usa Heather como sua hospedeira. Quando Superman os enfrenta descobre que de alguma maneira ele os criou, e eles, abandonando seus hospedeiros, tornam Superman seu novo hospedeiro!
Superman, controlado pelos alinígenas, começa a combater o crime matando os bandidos a sangue frio. O General Sam Lane tenta atacar Superman com tudo o que tem, até mesmo Kara, a Supergirl, entra na briga, mas qualquer tentativa se mostra falha.
Enquanto isso, Superman está desmaiado no espaço. Ao despertar retorna rapidamente para Metrópolis e, ao encontrar Lois Lane, revela a ela que ele é o verdadeiro Superman. Quando ele enfrenta o outro Superman, ele descobre o que causou tudo isso. Em seu primeiro ano como Superman, o homem de aço visitou um planeta destruído, porém o que ele não sabia era que neste planeta ainda havia microorganismos que ficaram presos em sua armadura. Durante os cinco anos que se passaram, ele se originaram a partir dos poderes de Superman. O alienígena de fogo surgiu da visão de calor, o monstro verde foi da super força e adquiriu imunidade a vi são de raio x, já a alienígena de gelo foi do seu super sopro. Quando eles o dominaram, acabaram criando uma duplicata, uma versão sombria de Superman.
Ele enfrenta sua duplicata e a derrota jogando-a no Sol. Após salvar Metrópolis, Clark visita Heather que se mostra melhor e que diz a Clark que os devem continuar como amigos, pois ela não é garota pra ele e que espera que ele encontre alguém no futuro.
Helspont e H'El[editar]
Duas novas ameaças surgem. Primeiro aparece Helspont, um vingativo demonita cujo objetivo é destruir a Terra, dominar o Universo e restaurar sua raça. Superman o enfrenta e o vilão desaparece, porém prometendo voltar. Preocupado com Helspont pode fazer na próxima vez em que aparecer, Superman procura a Dr. Shay Veritas para iniciar um treinamento a fim de ampliar sua força.
Semanas depois, Superman retorna para Metrópolis. Como Clark Kent, descobre que Lois está para morar junto com seu novo namorado, Jonathan Carrol, e fica infeliz com seu trabalho no Planeta Diário, já que desde que Morgan Edge comprou o edifício, as notícias giram em torno de fofocas de celebridades do que em notícias de verdade. Essa insatisfação o leva a discutir com Morgan e o faz ser demitido do jornal. Mas Clark não fica sozinho nessa situação. Cat Grant, que também estava infeliz no Planeta se demite e faz uma proposta a Clark sobre os dois se juntarem e fazerem um blog de notícias.
Mais tarde Superman reencontra Supergirl que lhe apresenta um kryptoniano chamado H'El, que foi aluno e amigo de Jor-El. H'El alega que pode trazer Krypton de volta, mas para isso seria a custo da destruição da Terra, usando a energia gravitacional do planeta e assim abrir portais temporais para iniciar um novo Big Bang. Enquanto usa a Fortaleza da Solidão para realizar seu plano, Superman recorre à Liga da Justiça para ajudá-lo. Durante a intensa batalha entre Superman e H'El, H'El apresenta vantagem. Supergirl, no entanto, carregando um pedaço de kryptonita vai até H'El e enfia a pedra em seu peito, atrapalhando os planos do vilão e salvando a Terra. H'El foge atravessando um dos portais e Superman leva Kara de volta à Fortaleza para curá-la do envenenamento por kryptonita.
Romance com a Mulher-Maravilha[editar]
Superman passa a se envolver romanticamente com a Mulher-Maravilha no final de Liga da Justiça #12. Entretanto o relacionamento dos dois acaba sendo visto como uma ameaça por Batman, que passa a vigiar os dois, e por Amanda Waller, sendo este um dos motivos que a leva a criar a Liga da Justiça da América.
Quando a Batcavera é invadida e uma kryptonita é roubada, Batman vai até Khandaq para avisar Superman, que estava lá junto com Diana para salvar os cidadãos de terroristas, do ocorrido, além de revelar a ele e a Mulher-Maravilha que ele sabe do romance dos dois. Mais tarde Bruce leva Clark para a Batcaverna e mostra caixas, cada uma com o símbolo dos membros da Liga, que contém anotações e modo de derrotá-los caso eles se tornem uma ameaça. Ao mostrar a caixa de Superman em que tinha a kryptonita, Bruce diz que não é só pra enfrentar Clark caso ele se torne uma ameaça, mas também para encontrar um cura para Clark. Ao mostra a caixa com o símbolo da Mulher-Maravilha, ela está vazia. Bruce explica que se caso Diana se tornar uma ameça, Clark é a caixa, ele é o único que poderá detê-la caso isso ocorra.
Guerra da Trindade[editar]
Voando juntos, Superman e Mulher-Maravilha conversam sobre o mundo onde ela diz que juntos, eles poderiam mudá-lo. Clark discorda e diz que não quer mudar o mundo, apenas inspirá-lo. Os dois ficam em silêncio e são abordados por Pandora, que quer que Superman toque na caixa para abri-la, já que segundo a lenda aquele for de coração puro será o único a extinguir a maldade na Terra. Superman toca na caixa e acaba sendo possuído por ela, as duas o enfrentam, mas o efeito passa, fazendo com que os dois voltem ao normal.
Batman os avisa para ir a Khandaq novamente pois alguém foi avistado indo pra lá. Os dois vão e veem que quem estava indo para lá era Shazam. Superman e Shazam se desentendem e se enfrentam, mas a luta entre os dois é interrompida pela Liga da Justiça da América. Antes que as duas equipes se enfrentem, Doutor Luz, novo membro da Liga da Justiça da América, intervém tentando arranjar um consenso entre as duas equipes, no entanto, seus poderes aumentam por estar na presença do Superman e ele acaba acidentalmente atingindo a Mulher-Maravilha. Superman se enfurece agarrando-o e acidentalmente matando-o com sua visão de calor. A partir disso, um confronto entre a Liga da Justiça, Liga da Justiça da América e Liga da Justiça Sombria se inicia, não só por causa do que Superman fez, mas também pela posse da caixa, que está corrompendo a todos.
Enquanto a disputa ocorre, de todos, Superman é o único que além de estar sendo afetado mentalmente, está sendo afetado fisicamente. Na batalha final, após quase matar o Batman e sendo detido por Mulher-Maravilha, Superman cai no chão. Nuclear e Elemental rastream seu organismo e descobrem que um pedaço microscópico de kryptonita está alojado em seu cérebro. Nisso, a Átomo revela que ela própria colocou o pedaço ali e foi assim que Superman acidentalmente matou Luz. Nisso, o Mordomo, pega a caixa e revela que ela não é um artefato místico, mas sim científico que serve pra abrir o portal para a Terra de onde ele veio, a Terra 3. Quando o portal se abre, a caixa se detrói e surge o Ultraman e o Sindicato do Crime, que declara que este mundo pertence a eles agora.
Mal Eterno[editar]
Ultraman e o Sindicato do Crime derrotaram a Liga da Justiça, alegando que eles estão mortos. Ultraman reúne todos os vilões no antigo satélite da Liga e dá prêmios a alguns deles. Entre esses prêmios, está a capa de Superman que é dada a Metallo.
Quando Batman, carregando Victor e acompanhado da Mulher Gato, aparecem nos Laboratórios STAR, ele revela que eles, a Liga, não sobreviveram.
Personalidade e aparência[editar]
Clark Joseph Kent é a identidade secreta do Superman, super-herói guardião de Metrópolis. Seu nome kryptoniano é Kal-El. Clark Kent trabalha como repórter no Planeta Diário (jornal impresso da cidade de Metrópolis) e finge ser uma pessoa tímida e introvertida, com o objetivo de não chamar atenção. Clark tem uma aparência que, praticamente não chama a atenção vestindo-se socialmente usando terno, camisa social branca, calça social da mesma cor do seu terno, gravata e de vez em quando um chapéu branco cabelo penteado para trás e óculos.3
Em Os Novos 52, tanto a aparência quanto à personalidade de Clark Kent mudaram. Como pessoa, Clark é sério e fechado. Quanto ao visual, Clark não usa terno. Geralmante ele usa um par de tênis, calça jeans, uma camiseta ou uma camisa e uma jaqueta, e claro seu famoso óculos que nesta nova versão têm lentes arredondadas, sendo semelhante ao usado pelo personagem Harry Potter. Seu cabelo é desarrumado igual ao cabelo de Clark Kent interpretado por Tom Welling nas primeiras temporaas de Smallville.
Adapatações para o Cinema[editar]
Primeira Quadrilogia (1978-1987)[editar]
- Em Superman: O Filme, o pequeno Kal-El chega à Terra através de uma espaçonave criada por seu pai. Ele é adotado por Jonathan e Martha Kent. Ao completar a maioridade, o agora chamado Clark Kent perde seu pai, vítima de um infarto e decide partir em busca de sua origem. Guiado por cristais luminosos que encontrou na nave que o trouxe para a Terra, ele chega ao Ártico, onde um dos cristais é lançado no gelo e constrói a Fortaleza da Solidão. Na fortaleza, Clark encontra um holograma com a memória e a personalidade de seu pai biológico, gerado por um computador. Ao lado desse simulacro, ele descobre sua origem e sua natureza. Após anos de preparação, ele retorna à civilização para ajudar a humanidade. Estabelecendo-se na cidade de Metrópolis, ele se emprega como jornalista no Planeta Diário e conhece aquela que será sua eterna paixão: Lois Lane. Conhece também outros personagens clássicos dos quadrinhos como Jimmy Olsen e Lex Luthor, este após já ter se apresentado ao mundo uniformizado e ser conhecido como o Super-Homem. Nesse ponto, o filme se aproxima do clímax quando Luthor revela ao Super-Homem que lançará mísseis nucleares para separar o Estado da Califórnia do resto dos Estados Unidos. Lançando-se como um bólido, Super-Homem consegue desviar um dos mísseis para o espaço, mas o outro atinge o solo e causa grande destruição. Em uma série de atitudes heróicas, e mostrando seus incríveis poderes, Super-Homem consegue salvar muitas vidas e conter os danos da explosão, mas não consegue salvar Lois da morte, soterrada em seu carro (morrendo por asfixia).Inconformado, Super-Homem ignora o aviso de seu pai sobre não interferir na história humana e voa ao redor da Terra à supervelocidade, o que força o planeta a girar em sentido inverso e faz o tempo voltar até antes do soterramento do carro de Lois, que está salva. Finalmente, Super-Homem entrega Luthor e seus comparsas às autoridades e o filme se encerra com uma bela imagem do Homem de Aço voando em órbita da Terra ao som da maravilhosa música de John Williams e com o segundo filme já anunciado.
- Em Superman II, o relacionamento amoroso entre o herói e Lois é mais explorado. Enquanto Superman investe em seu romance, General Zod e seus comparsas invadem a Terra pretendendo dominá-la. Após enfrentar e derrotar os vilões, o herói desiste de seu romance e continua a ser o protetor da Terra.
- Em Superman III, o herói enfrenta um gênio da informática e a si mesmo. Ao final o herói novamente salva o dia.
- Em Superman IV: Em Busca da Paz, O Planeta Diário, jornal onde trabalha Clark Kent, é comprado por David Warfield. Perry White é despedido e a filha de Warfield, Lacy, assume como editora. Após receber uma carta de um garoto que queria ver acabada a possibilidade de guerra nuclear, Superman decide destruir todas as armas nucleares do mundo, jogando-as ao sol. Nesse interím, Lenny Luthor liberta seu tio Lex Luthor da prisão. A dupla rouba um fio de cabelo que Superman doou a um museu. Luthor usa o DNA contido no cabelo para criar um dispositivo e o esconde numa arma nuclear. Quando Superman joga esta bomba no sol, a energia da estrela cria um ser com poderes de nível kryptoniano, o Homem-Nuclear. Ao final, Lex é novamente preso e Superman consegue impedir uma guerra nuclear.
Superman: O Retorno (2006)[editar]
No filme que elimina da continuidade Superman III e Superman IV, o herói retorna a Terra após cinco anos de ausência. Enqaunto tenta recuperar o tempo perdido e reconquistar o amor de Lois Lane (que se tornou mãe), Lex bola um plano para destruir bilhões de vidas. Similar ao primeiro filme, Lex executa seu plano causando destruição e Superman dá um show de feitos heróicos. Após isso, ele e Lex se enfrentam numa réplica sombria da Fortaleza. Superman consegue com muito esforço salvar o mundo.
Superman: O Homem de Aço (2013)[editar]
Clark Kent/Kal-El é um jovem jornalista diferente das demais pessoas por possuir poderes além da imaginação. Enviado a Terra depois que Krypton, um tecnologicamente avançado planeta alienígena, foi destruído, Clark agora luta com uma pergunta: "Porque estou aqui?". Moldado pelos valores dos seus pais adotivos Jonathan e Martha Kent, Clark logo descobre que possuir super-poderes significa tomar decisões muito difíceis. Mas quando o mundo precisava de mais estabilidade, fica sob ataque. Clark usa suas habilidades para manter a paz na Terra e se tornará o herói conhecido como "Superman", não só para brilhar como o último farol de esperança do mundo mas para proteger aqueles que ama.
Smallville[editar]
Ver artigo principal: Clark Kent (Smallville)
Smallville é baseada na história do mais conhecido super-herói da DC Comics de todos os tempos, o popular personagem Superman. A série mostra a vida do adolescente Clark Kent, que vive e cresce em Smallville. O seriado mostra como Clark lida com os problemas enfrentados durante a adolescência de qualquer humano comum, somando-se ao fato de enquanto isso manifestar novos poderes anormais, o que traz o lado dramático ao formato desejado pelos produtores: mostrar a vulnerabilidade de um pseudo-humano enquanto ele é completamente invulnerável. A idéia geral no seriado é a de que Clark seja assim, uma pessoa também vulnerável, principalmente quando está próximo das pedras de Kryptonita (pedaços radioativos de seu planeta-natal) e dos problemas emocionais com os outros personagens. A idéia original dos produtores era distanciar aquele conceito de imortalidade criado em cima do Superman, coisa até certo ponto entediante, para trazê-lo mais perto ao telespectador comum. Identificar e empatizar-se com aquele super-herói, também comum e vulnerável, era a missão chave da primeira temporada de Smallville e seu episódio Piloto. Apesar deste lado humano e fraco dos sentimentos humanos, Clark Kent também tem de passar a imagem do super-herói mais poderoso do universo DC, a tarefa talvez mais difícil do seriado.
Diferenças entre Smallville e Superman nos quadrinhos[editar]
Existem grandes diferenças entre a série e os quadrinhos, o que desagrada alguns fãs mais ferrenhos. Podemos citar:
- Clark Kent só viria a conhecer muitos dos personagens mostrados já adulto, como Superman, em Metrópolis.
- Clark só começa a trabalhar no Planeta Diário mas sem usar óculos e sem ter se tornado Superman.
- Lex Luthor e Lois Lane passam a saber o segredo de Clark antes dele ter se tornado o Superman.
- Na série, ao invés de já ser conhecido como Superman, Clark é conhecido como Herói Misterioso.
Trajetória na série[editar]
Em Smallville, Clark Kent é apresentado de uma outra maneira para o público. Embora a série seja um grande sucesso, tendo 10 temporadas (nenhuma série baseada em super-herói de histórias em quadrinhos teve essa quantidade de temporadas) uma das coisas que sem dúvida desagradou alguns fãs, foi o fato de que por boa parte da série, Clark tenta evitar seu destino de se tornar o maior herói da Terra. Somente na 8ª temporada que ele começa aos pucos, a aceitar seu destino.
Na 1ª temporada, o pequeno Kal-El vem à Terra em outubro de 1989, mas acaba trazendo junto uma chuva de meteoros que devasta a cidade, além de causar a morte dos pais de Lana Lang (seu futuro interesse romântico) e a calvície de Lex Luthor (seu futuro melhor amigo e posteriormente maior inimigo). Ele é encontrado por Jonathan e Martha Kent e os dois o adotam como Clark Kent. Doze anos depois, Clark é um adolescente quase como qualquer outro, se não fosse o fato de que é um alinígena com super-poderes. Nessa temporada, a série se foca bastante no relacionamento entre Clark, Lex e Lana. Lana é a garota por quem Clark é apaixonado, mas é namorada do jogador de futebol do colégio Whitney Fordman (que fisicamente se assemelha ao Pete Ross dos quadrinhos). Lex é o filho do bilionário Lionel Luthor, que Clark conhece após salvá-lo em um acidente de carro. Esse acidente acaba fazendo com que os dois se tornem grandes, tanto é que Lex se inspira em Clark para ser uma boa pessoa. Durante essa temporada e praticamente pelo resto da série, Clark usa seus poderes para enfrentar os infectados pela chuva de meteoros.
Na 2ª temporada, Pete descobre que Clark é um alienígena, o que deixa a amizade entre os dois forte. Nessa temporada também, Clark começa a ficar mais próximo de Lana e descobre sobre suas origens kryptonianas, o que também mostra a ele qual será seu destino aqui na Terra. Mas na 3ª temporada Clark começa a querer driblar o seu destino, por desagrado de Jor-El, seu pai biológico, que irá tentar fazer de tudo para que Clark siga o seu destino. Ele também descobre que sua vinda para a Terra não fora por acaso, mas que já estava profetizado. Na profecia, um ser de outro mundo viria para cá e se tornar o salvador da Terra, mas também iria ter um grande oponente. Clark aos poucos descobre que esse oponente pode ser Lex. Na 4ª temporada, Clark aproveita seu último ano na escola para fazer tudo o que ele não pôde fazer por ter poderes, mas Jor-El deixa a ele uma missão, a de encontrar três pedras kryptonianas (que juntas formariam a Fortaleza da Solidão). Quando ele consegue reunir todas as pedras ele é transportado para o Pólo Norte, enquanto que em Smallville ocorre a segunda chuva de meteoros.
Na 5ª temporada, o Cristal do Conhecimento constrói a Fortaleza da Solidão, lá, Jor-El pretendia colocar Clark em um treinamento para aprender a usar os seus poderes de modo eficaz e também para enfrentar dois inimigos que estavam chegando: Brainiac e General Zod. Mas ele deixa de cumprir seu treino para salvarChloe Sullivan (que agora sabe seu segredo) e salvar a população de Smallville de um ataque alienígena causado pelos seguidores de Zod. Nessa temporada, Clark e Lana finalmente assumem um namoro sério, mas que vai sofrendo diversos altos e baixos, o que faz com que ela encontre um ombro amigo em Lex e, posteriormente a namorá-lo. Também a amizade entre Clark e Lex chega ao fim. Na 6ª temporada, após ter destruído Brainiac e derrotado General Zod, Clark tem que enfrentar os fugitivos da Zona Fantasma, uma prisão criada por Jor-El. Mas o que sem dúvida é o mais empolgante nessa temporada são as aparições de Oliver Queen, que forma a Liga da Justiça e o Caçador de Marte, da rivalidade entre Clark e Lex e Clark, agora, querer cumprir seu destino. Porém na 7ª temporada, Clark recua para viver com Lana (que agora também sabe o segredo de Clark). Nessa temporada Clark conhece Kara, sua prima biológica e passa a saber de uma sociedade secreta chamada Veritas, formada por Lionel, pelo pai de Oliver entre outros. A função dessa sociedade era preparar a chegada do Viajante (Clark) na Terra e instruí-lo a se tornar o salvador da Terra. Também é descoberto uma esfera kryptoniana que teria a finalidade de ser usada no Viajante para controlá-lo caso ele se torne uma ameça, o ruim é que esse despositivo cai nas mãos de Lex e, com isso ele consegue saber a localização da Fortaleza da Solidão e, graças a Brainiac, saber que Clark é o Viajante. Isso resulta num confronto entre os dois, onde Lex põe a esfera no painel da Fortaleza e acaba causando o desabamento dela.
Na 8ª temporada, Clark é resgatado por Oliver e a Liga enquanto que Lex desaparece, e posteriormente morre nessa temporada. Agora ao invés de continuar fugindo do seu destino, Clark começa a usar os seus poderes para salvar vidas e passa a ser conhecido pela mídia como o Herói Misterioso. Essa temporada tem como foco a amizade entre Clark e Chloe, Clark se tornando um jornalista e trabalhando ao lado de Lois Lane e também na chegada de Davis Bloome, um gentil paramédico que na verdade é o Apocalypse, um ser derivado do DNA de General Zod com outras feras de Krypton que veio a Terra para matar Clark. Os dois se enfrentam no final da temporada, porém o fato de Clark não querer matar Davis custa a vida de Jimmy Olsen, o que motiva Clark a deixar tudo e todos para trás, inclusive sua humanidade para seguir o seu destino. Na 9ª temporada, Clark começa a utilizar um uniforme preto com o S no peito, se autodenominando Borrão e finalmente aceita seu destino. Durante essa temporada, enquanto seus sentimentos por Lois vem à tona, Clark tem que enfrentar um clone jovem de Zod, o Major Zod. Quando Zod tenta tomar a Terra, ele e Clark se enfrentam sem poderes numa batalha épica, que resulta no sacrifício de Clark para deter Zod. Na 10ª e última tempora, Clark e Lois ficam noivos. Mas muitos desafios chegam para Clark. Há a introdução de novos personagens como Conner Kent e Darkseid bem como o retorno de outros personagens, entre eles o tão esperado de Lex. A série se encerra com Clark trajando finalmente o uniforme de Superman.
Influência do Clark Kent de Smallville no Clark Kent das HQs[editar]
Mesmo que alguns elementos não tenham sido bem aproveitados ou então foram distorcidos, Smallville porém enriqueceu a mitologia do unvierso do Superman, sendo que alguns elementos foram inseridos nas HQs do herói. A primeira HQ a utilizar elementos da série foi a já citada, conhecida e aclamada O Legado das Estrelas. Aqui, assim como na série, Jonathan não aprova o fato de Clark utilizar seus poderes em público por temer o que aconteceria se um dia descobrissem que Clark era um alienígena. Na minissérie também, Clark e Lex se conhecem em Smallville.
Depois de O Legado das Estrelas, Superman: Origem Secreta incorpora elementos da Era de Prata, do filme original com Christopher Reeve e da série principalmente, tanto que algumas coisas relacionadas à Clark na 1ª temporada da série são utilizadas bem nas duas primeiras edições da minissérie. Na 1ª edição da minissérie vemos um jovem Clark Kent tímido e desajeitado que se pergunta pelo seu propósito. Clark e Lex se conhecem em Smallville, e após ambos se conhecerem ocorre uma tempestade de tornado, que suga Lana para dentro. Após ser salva por Clark, Lana o beija e isso faz com que ele ative pela primeira vez sua visão de calor.
Apesar de não haver tantas semelhanças quanto Origem Secreta, a nova versão do heróis dos Novos 52 tem alguma coisas em comum com o Clark Kent da série. Primeiro Clark/Superman é mais jovem que sua versão pré-Novos 52, segundo, nas primeiras edições de Action Comics em que é mostrado Superman em seu início de carreria 5 anos antes da nova cronologia, Superman não sabe voar ainda e não usa um uniforme, ao invés disso ele uma camiseta com o "S", uma calça jean, uma capa vermelha e botas de carmuça, figurino em parte semelhante ao que o Clark usava na série.
Versões de Clark Kent[editar]
Ao longo da história, Clark Kent teve várias versões diferentes tanto no universo principal quanto no Elseworlds. No final da saga 52 essas versões foram descobertas vivendo em dimensões paralelas.
Versões principais[editar]
- Kal-L: Também conhecido como o Superman da Era de Ouro. Esta é a versão mais antiga do Superman que conhecemos. Nos anos 50 foi descoberto que este Superman vivia em uma dimensão conhecida como Terra 2 um planeta onde todos os super-heróis lutaram na Segunda Guerra Mundial. Este Superman foi assassinado pelo Superboy Primordial em um evento conhecido como Crise Infinita.1 Nos Novos 52, Kal-L junto com Batman e Mulher-Maravilha, morre após salvar Metrópolis de uma invasão alienígena de Darkseid, entretanto é revelado no final de Terra 2 #16 que ele sobreviveu e se tornou um assecla do exército de Darkseid.
- Kal-El: O Superman atual. Este vivia na Terra 1 na era Pré-Crise e foi membro-fundador da Liga da Justiça e membro da Legião dos Super-Heróis quando era o quando era adolescnte. Na sua versãoPós-Crise, onde ele viveu na Nova Terra, sua história é parecida com a da versão da Era de Prata mas ele nunca foi o Superboy e iniciou sua carreira quando adulto. Na versão atual, dos Novos 52, Superman vive na Terra Prime (que incorpora o Universo DC, Wildstorm e Vertigo) e iniciou sua carreira aos 22 anos de idade.
- Ultraman: Antes da Crise nas Infinitas Terras, Kel-Li veio de Krypton que não havia explodido para a Terra4 e depois fundou um grupo de vilões chamado Sindicato do Crime. Depois da Crise nas Infinitas Terras, Tenente Clark Kent, um astronauta da Terra do Universo de Antimatéria que conseguiu seus poderes quando sua nave explodiu.5 Nos Novos 52, Ultraman surge no final de Liga da Justiça #23, que marca o final de Guerra da Trindade onde ele aparece com o Sindicato do crime para dominar o nosso mundo, e nessa nova versão ele também veio da Terra 3.
- Superboy Primordial: Este vivia na Terra Prime, um mundo em que os super-heróis não passavan de ficção até a chegada de Ultraa por lá. Durante a Crise nas Infinitas Terras, foi descoberto que lá havia um Superboy também, o Superboy da Terra Prime. Ele é o filho adotivo de Jerry e Naomi Kent, que o encontraram e o batizaram de "Clark," após ler sobre Superman, um personagem de quadrinhos na Terra-Primordial. O que os Kents não sabiam era que o bebê, encontrado abandonado em uma floresta, era na verdade Kal-EL, que foi teleportado para à terra momentos antes que o planeta Krypton daquela dimensão fosse destruído pelo seu sol que estava para se tornar uma supernova. A vida do jovem Clark foi de um menino normal como qualquer de sua idade. Uma noite no meio de sua adolescência, quando ele foi a uma festa vestido de Superboy, seus poderes de Kryptoniano começaram de repente a manifestar-se (com a passagem do Cometa Halley e os efeitos do começo da Crise nas Infinitas Terras). Durante a Crise Infinita, este Superboy foi convertido a um dos antagonistas e que antes de ser aprisionado ele assassinou Kal-L.1
- Superman da Terra 23: Esta versão do personagem surgiu recentemente após o lançamento dos Novos 52 na edição 9 de Action Comics. Na Terra 23 Superman é negro e sua identiadade secreta é a de Calvin Ellis: Presidente dos Estados Unidos. Seu uniforme assim como a nova versão do herói é uma armadura, porém diferente. Além disso, enquanto a nova versão do herói resgatou um pouco da personalidade da versão da década de 1930, este Superman tem mais em comum o Superman Pré-Crise.
Elseworlds[editar]
Após a Crise nas Infinitas Terras o multiverso foi "apagado" e daí por diante surgiram histórias paralelas que contavam histórias de diferentes encarnações do Superman. No final da saga 52 essas versões foram descobertas vivendo em dimensões paralelas e podemos citar algumas:
- Kingdom Come: Trata se de uma história que acontece vinte anos a frente e toda a história é vista pelo pastor Norman McCay, que é feito invisível, inaudível e intangível pelo Espectro. Quando o Coringamatou todos os funcionários do Planeta Diário (exceto, lógico, Clark Kent), Magog, um herói em ascendência, mata o vilão imediatamente. Julgado, é absolvido pela vontade da população. O Supermanfica constrangido com a vontade popular defender um assassino, e se aposenta, indo morar em sua Fortaleza da Solidão. E com isso outros heróis da antiga geração também desaparecem.
- Superman: Red Son: Mostra o que aconteceria se a nave de Kal-El (ou pode ser Kal-L) caísse na União Soviética controlada por Josef Stalin.
- Superman: The Dark Side: Mostra o que aconteceria se a nave de Kal-El fosse desviada para Apokolips governada pelo tirano Darkseid.
- Superman: True Brit: Uma história bem-humorada que mostra o que acontece quando a nave de Kal-El caísse na Inglaterra e passa por vários escândalos pelos tablóides britânicos.
- Superman: Speeding Bullets: Uma história que narra a trajetória da versão alernativa do Batman quando a nave de Kal-El cai em Gotham City que é adotado por Thomas e Martha Wayne e é chamado de Bruce. Bruce desperta seus poderes quando testemunha o assassinato de seus pais por Joe Chill, matando-o e anos depois ele inicia sua carreira como Batman.
- Superman: Last Son of Earth: Uma história às avessas. Desta vez Clark Kent é filho biológico do brilhante cientista Jonathan Kent e de sua esposa Martha e antes de uma chuva de meteoros que destruiria a Terra, a nave contendo o bebê Clark Kent é enviada para o espaço que é adotado por Jor-El e sua esposa Lara quando este cai em Krypton. Kal-El encontra um anel Oano (aquela dosLanternas Verdes) e salva Krypton.
- Superman: Secret Identity: Narra a história de um garoto normal chamado Clark Kent que ganhou esse nome porque seus pais são fãs do Superman e tinham o sobrenome "Kent" e Clark vive o drama de conviver com o nome que ganhou de seus pais e sendo alvo de piadas por outros garotos na escola.
Superman: Terra Um[editar]
Em 2010 foi lançado um romance gráfico que seria uma iniciativa da DC de iniciar história originais de seus super-heróis mais famosos com um olhar mais moderno, semelhante ao que a Marvel fez ao criar o Universo Ultimate. Superman: Terra Um foi o primeiro desses romances gráficos.
Volume 1 (2010)[editar]
Aqui, Clark Kent tem 21 anos e acaba de se mudar de Smallville para Metrópolis e, após arranjar um lugar temporário, começa a procurar emprego bem como um rumo em sua vida. Em sua busca por emprego, Clark tenta literalmente de tudo, desde jogador de futebol até cientista, tendo sido bem sucedido em todos. O último local para o qual ele vai procurar emprego é no Planeta Diário, um jornal que está quase falido.
Mais tarde, o local em que Clark está hospedado pega fogo. Ele entre lá e consegue salvar o uniforme que sua mãe fez para ele e o fragmento da nave que o trouxe para a Terra. Após isso, o fragmento emite uma energia e Clark usa sua visão microscópica e vê sinais em kryptoniano nos átomos do fragmento. A energia emite um raio que atinge a cabeça de Clark fazendo-o desmaiar. Após despertar, Metrópolis e todo o planeta estão sendo invadidos pele exército de um alienígena chamado Tyrell, que demanda que um único indivíduo que ele procura se renda ou então todos na Terra morrerão.
Mesmo tendo derrubado algumas das naves, Clark percebe que não pode lutar nas sombras. Ele veste o uniforme que sua mãe fez pra ele e enfrenta Tyrell. Enquanto lutam, Tyrell revela que sua raça e Krypton eram inimigos, e que a raça dele foi responsável pela destruição do planeta do jovem de aço, e que também sua missão é matar o último filho de Krypton bem como seu planeta adotivo. Tyrell então atinge Clark com um raio gravitacional que emite radição de Sol vermelho, assim incapacitando-o de tnetar salvar.
Felizmente, Lois Lane e Jimmy Olsen, conseguem puxar Clark para fora do perímetro do raio usando um caminhão para arrastá-lo. Tendo sua força de volta, Superman enfrenta Tyrell novamente e, com o auxílio de sua nave que saiu da base militar onde estava ele consegue salvar e derrotar Tyrell que morre na explosão de sua nave.
Após salvar o mundo, Clark compra algumas roupas e um óculos. Trajando-os ele vai volta ao Planeta Diário onde entrega a matéria revelando o misterioso salvador da invasão como sendo Superman, assim conseguindo um emprego como repórter no Planeta Diário.
Mais tarde, Clark vai ao Pólo Norte onde deixa sua nave escondida lá. Acreditando estar consciente, Clark pergunta ao objeto qual o seu propósito, e a nave responde que o seu propósito é usar seus poderes com sabedoria e vingar a morte de seu mundo. A partir disso, Clark seu lugar no mundo como o protetor da Terra: o Superman.
Volume 2 (2012)[editar]
Cerca de um ano depois dos eventos de Volume Um, Clark continua trabalhando no Planeta Diário, que está mais próspero desde o artigo sobre o Superman. Embora todos gostem de Clark, Lois fica desconfiada dele e começa a investigar o passado do rapaz.
Enquanto isso Clark se muda para uma novo apartamento onde conhece uma jovem chamada Lisa Lasalle com quem faz amizade e acaba se apaixonando. Após com Lisa para ir a um show de rock, Clark tem que interromper o encontro para salvar pessoas de uma enchente na Ilha de Borada como Superman. Infelizmente, o ditador não quer a ajuda do herói e, após ter cortado um braço de um civil e trazido até lá, ameaça matar um civil caso o herói retorne. Sem alternativa, Superman deixa o local.
Mais tarde, ao entrar em seu apartamento Lisa o convida para um jantar. Após ser beijado por ela, Clark conta pra ela uma história de quando ele tinha salvado uma gatinha quando ele era criança e que morreu quando ele estava na pré-adolescência. Lisa se emociona com a história e o jantar acaba sendo interrompido quando a energia elétrica da cidade acaba. Clark, como Superman vai verificar o que está acontecendo e enfrenta um novo inimigo: o Parallax. No entanto, a batalha fica a favor de Parallax que chega ao ponto de ter absorvido quase todo o poder de Superman. Com o que restou de seu poder, Superman foge e vai para o local em que deixou sua nave.
Lá ele pede ajuda à nave para ajudá-lo a deter Parallax. A ajuda que a nave oferece seria fabricar uma roupa protetora, mas que demoraria algumas horas. Sem tempo para esperar e ouvindo Parallax invadindo o Planeta Diário, Superman vai até lá e o enfrenta novamente, sendo derrotado e sem seus poderes. Sangrando e fraco, Clark trajando roupas que encontrou em um beco e vai até o apartamento de Lisa onde desmaia. Após acordar, Lisa revela que ele ficou desacordado por duas e horas e quarenta e sete minutos e que estava a ponto de ligar para o 911, mas que o lado bom era que Clark já estava se recuperando de seus ferimentos. Clark agradece e diz que deve ir, porém Lisa o convence a não ir embora e o beija. Nesse momento sua visão de raio-X acaba ressurgindo, e se desculpando pelo transtorno, Clark parte de lá e volta para onde a nave está para vestir a roupa protetora.
De volta à Metrópolis que está tendo um ataque em massa de Parallax, Superman, com sua roupa protetora, enfrenta novamente o vilão, dessa vez conseguindo derrotá-lo. Mais tarde, após ligar para sua mãe, Clark ouve Lisa sendo agredida em seu apartamento por seu cliente. Ele pega o homem e o deixa onde, segundo ele próprio diz, provavelmente é o Alaska e o ameaça de que se aproximar de novo de Lisa, na próxima será pior. De volta ao apartamento, Lisa se desculpa por não ter contado sobre ser prostituta. Clark aceita as desculpas e continua sendo amigo dela.
Em Borada, Superman ajuda a população a derrubar o ditador de lá. Voltando para Metrópolis, no Planeta Diário, Clark fica sabendo que Lois investigou seu passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário